Mesa de Lemos

Passado um tempinho desde que começamos essa caça por estrelas eu percebi que nalgumas vezes, ou o restaurante não merecia o número de estrelas que lhe era atribuído, ou então deveria receber um algo a mais. E não foram poucas as vezes em que acertei minhas previsões, tanto para mais como para menos, pena que elas não foram publicadas ainda... essa preguiça...




Pois bem, na tentativa de ser tão ágil quanto o Guia, resolvi eleger três restaurantes que eu acreditava que poderiam receber alguma menção, especialmente estrelas. Achava que a missão fosse mesmo muito difícil, porque é preciso muita pesquisa para encontrar locais que possam satisfazer os rígidos critérios do Guia... mas, ao final da minha pesquisa, acabei encontrando cinco restaurantes em Portugal que eu acredito que vão ter boas menções no próximo novembro... a aguardar.



O primeiro dos meus eleitos foi o restaurante Mesa de Lemos, na região de Viseu, ao norte de Portugal. O restaurante é lindíssimo, com uma impressionante construção e uma vista de toda a propriedade de tirar o fôlego... no quesito conforto e instalações o Mesa de Lemos tira de letra! Na minha opinião é um dos mais belos restaurantes de Portugal, só perdendo para a Casa de Chá da Boa Nova.



Optamos pelo Menu Lemos, que à época era o mais completo... hoje os nomes são outros e o menu do chef seria o equivalente.

Começamos pelo ovo... esse ingrediente tão versátil e com tantas possibilidades... eu sempre espero muito de um prato de ovo, mas neste caso ele foi somente correto, mas não chegou a decepcionar... eu é que realmente espero muito de pratos de ovos...



Na sequência o pastel da barriga do atum com purê de aipo e cebolinha... esse sim, poderia estar no menu de qualquer restaurante estrelado... de uma delicadeza incomum.



Em seguida, o purê de feijões com mariscos e poejos, também correto, mas talvez um pouco suave demais, me agradaria um pouco mais de ousadia no prato.



Depois as ervilhas com presunto alentejano, orgulhosamente apresentado com sua cura de 48 meses... outro prato digno de um menu estrelado... o presunto, realmente, era delicioso, derretia na boca.



O melhor prato do menu veio logo depois... o cogumelo míscaro amarelo, lagostim e salicórnia, especialmente pela descrição do cogumelo, que seria proibido em tantos países da Europa pelo grau de toxicidade... mas estamos vivos, afinal... valeu a pena!!



O polvo do Peniche com beterrabas, apesar de esplendidamente preparado, depois dos cogumelos, pareceu uma pequena queda no menu... que acabou por se acentuar com o salmonete com espinafres e pastinarca... apesar de eu ser muito rigoroso com pratos de peixe, dificilmente algum me chama a atenção...




Finalizando o menu, a bochecha de porco com as "trufas" alentejanas, purê de abacaxi, alho poró e favas, que ficou no limite para eu considerá-lo apto para uma estrela, mas muito próximo... saboroso e bem balanceado com os purês...



A pré-sobremesa, apesar de linda, era dispensável...



A sobremesa de avelãs, café e chocolate caiu bastante bem para terminar a comilança.



O serviço de sala foi bastante atencioso e correto, mas cometeu um deslize ao final do menu, pois se esqueceu de nossa mesa na seleção dos petit fours... algo que jamais poderia ser aceito num restaurante estrelado... acho que um pouco de treinamento seria útil para o pessoal de sala, até porque me pareceu que somente um dos atendentes tinha conhecimento dos pratos que estavam sendo servidos.



Minha impressão final é que o restaurante sem dúvida merece uma menção no Guia Michelin 2019, talvez na condição de Prato-talher, até para poder solucionar esses pequenos deslizes cometidos, mas não me surpreenderia com algo a mais... especialmente se algum inspetor mais bem humorado passar por lá, mas minha aposta é Prato-talher.

Espero estar errado, pois é sempre bom um novo estrelado na área... em novembro saberemos!

You Might Also Like

0 comments