Viajando pela costa portuguesa, Cabo da Roca e a Fortaleza do Guincho - Hotel e restaurante

"Aqui... 
Onde a terra se acaba
E o mar começa"

Farol do Cabo da Roca
 Camões já contava em versos aquele que é o ponto mais Ocidental da Europa Continental, o Cabo da Roca... distante apenas 18 quilômetros do Hotel Fortaleza do Guincho, que está a pouco mais de 30 quilômetros de Lisboa e a 13 do centro histórico de Cascais. Acrescente a isto uma imensa praia de areia, o atendimento de um verdadeiro Relais & Chateaux e um restaurante com uma - por agora - estrela Michelin e terá o resumo de um especial final de semana.

O Cabo da Roca
Mesmo que o hotel seja muito próximo da capital Lisboa, o que possibilita um bate e volta, o melhor é ficar um final de semana e aproveitar tudo que a localização privilegiada do hotel pode proporcionar: um por do sol na varanda do hotel ou no Cabo da Roca, o café da manhã com vista para o mar ou dormir com o som do mar, porque não se esqueça, o hotel nada mais é do que um forte transformado numa estalagem de cinco estrelas! Ou seja, praticamente dentro do oceano!

O lindíssimo edifício do Hotel Fortaleza do Guincho
O atendimento do hotel, desde o momento do check-in até a finalização do check-out foi impecável, entretanto, senti falta de um atendimento um pouco mais personalizado em razão de meu status Club 5C, mas nada que possa comprometer o aspecto geral do serviço.

Saguão do Hotel
Reconheço que não é tarefa fácil decorar um forte construído no Século XVII que foi transformado em hotel, mas acho que alguns itens do mobiliário merecem uma renovação, ainda que mantido o estilo sóbrio da decoração. Mas, estar num edifício histórico como este tem, sem dúvida, seu charme... o teto do quarto que o diga!

Teto do quarto
As vistas são realmente especiais! Seja da varanda do quarto, seja da varanda externa do hotel, seja do restaurante e valem, por si, a viagem e a estadia.

Vista da varanda do quarto
Mas o que realmente importa aqui é o restaurante... talvez injustiçado neste ano de 2018, pois somente manteve sua estrela - conquistada no longíquo ano de 2001 - e talvez já fosse o momento de uma segunda... mas isso fica por conta dos inspetores do guia.

Vamos lá: optamos pelo menu degustação de quatro pratos... há outras duas opções, com três e cinco pratos.

Para começar, cabeça de peixe com purê de grão de bico; purê de grão de bico com peixe seco em barco de arroz com tinta de lula, acompanhados de cerveja artesanal da Serra da Estrela:

Nesta mesma sequência: raiz com camarão da costa e maionese de limão e camarão; pastel de cataplasma de peixe.

Tanto o barco de arroz e tinta de lula, quanto os pasteis estavam excepcionais! Valeriam a viagem! Mas claro que tinha mais: seguimos com algas com cogumelos, purê de laranja e funcho do mar:



Prato com muita complexidade e balanceado pelo purê de laranja. A sopa do mar com amêndoas, realmente não chamou minha atenção...



Mas o melhor ainda estava por vir... certamente um dos melhores pratos de peixe que já provei, um filé de salmonete com choco, cebolas, splash de purê de batatas - um dos melhores purês de batata da minha vida - com tinta de choco e choco frito... pense em algo bom... esses chocos fritos resumem!



Depois de tantos sabores, um prato mais leve, mas ainda muito saboroso: filé de peixe galo com purê de aipo, aipos e castanhas com molho de azeite e manteiga. Crocante de peixe galo com purê de aipo e ouriço:



Por aqui já se pode perceber que o forte do restaurante é o mar, mas o lombo de porco preto, terrina de porco com cebolas e chips de raiz e polenta algarveana (milho com amêndoas), coberto com molho de cabeça de porco, era simplesmente fantástico, merecendo uma distinção de Paula Bollinger realmente merecida!



Para fechar, os doces... mas confesso que depois destes espetaculares pratos, não me lembro deles... e vejam que sou um fã confesso de doces...



A pena fica por conta do fato que no jantar não se tem a vista para o mar, o que acaba por determinar o pernoite no hotel, para aprecia-la juntamente com o café da manhã...



Tenho certeza que esta maratona irá se repetir, mas se alguém me perguntar se tivesse que optar entre o hotel e o restaurante, certamente escolheria um bate e volta no restaurante.

Bom, mais uma para a conta... esperando que em breve sejam duas! O restaurante merece!

You Might Also Like

0 comments