Vistas Rui Silvestre

Nosso terceiro eleito para figurar na próxima edição do Guia Michelin com o aumento do número de restaurantes estrelados em Portugal... pois bem, desta vez - na terceira - acho que encontramos o primeiro representante desta lista.


Mas preciso fazer algumas observações sobre aquilo que verifiquei nos restaurantes mais bem cotados do Algarve... estivemos em vários restaurantes renomados da região, apenas para citar alguns: Gusto, São Gabriel, Henrique Leis, Vila Joya e Willie's (resenhas em breve no site...), entretanto, existe uma política recorrente em outros estabelecimentos de não permitir a presença de crianças, numa região que se destaca, exatamente, pelo turismo familiar... talvez fosse o tempo de rever alguns conceitos, pois isto nos impossibilitou de ir a alguns restaurantes... um outro ponto, mas daí é mesmo uma opinião muito pessoal, pois quem sou eu para querer interferir no modelo de negócios dos restaurantes, mas um restaurante como o Vistas (e não é o único, diga-se) não atender no almoço parece ser paradoxal, pois essas vistas não podem - por óbvio - ser contempladas no jantar... de qualquer modo, vamos ao que interessa, o jantar.



O local em que se localiza o restaurante, o complexo do Monte Rei Golf & Country Club Resort, realmente parece ser lindíssimo, digo parece porque à noite nossa percepção pode ficar prejudicada, mas a estrutura do local mostra-se impecável... um pouco deslocado do "centro" do Algarve, mas nada que impeça um breve deslocamento.

Detalhe da experiência: cópia do menu servido no restaurante


Optamos pelo menu Fauna e Flora (€ 130,00), salvo engano o mais completo da casa, e não houve qualquer arrependimento: a execução dos pratos, a evolução do menu, a complexidade e a harmonia dos sabores foram irrepreensíveis... um grande menu com uma das combinações entre os pratos mais bem realizadas dentre os restaurantes que temos recentemente visitado, grande consistência no menu... bravo!!



O serviço de sala foi muito correto, mas confesso ter sentido que ele ficou um pouco dependente do head de sala e do sommelier, mas sem atrasos ou deslizes, entretanto uma atenção mais especial somente pode ser dispensada quando o restaurante já estava mais vazio.


Começamos com os amuse-bouche:







O primeiro deles percebes e amêijoas na água do mar... desde este primeiro mimo do chef já se podia perceber a qualidade e consistência do que viria a seguir...








Na sequência, gamba violeta com purê de abacate e milho; sashimi de peixe galo e caranguejo e espetaculares bolinhos de frutos do mar (berbigão), se pudesse, pediria um prato cheio destas bolinhas:


Para começar o menu, ostras da Ria Formosa, toro de atum, caviar oscietra (caviar com maçã verde, pigmentado com beterrabas), molho de ostras, couve-flor e alface do mar:











Na sequência, gambas violetas, percebes e mexilhões numa cama de leite de côco








Seguimos com ravióli de lulas, lagostim e salmonetes com molho de Harissa... uma inusitada combinação com o molho de Harissa, mas que funcionou muito bem:







Mas quando se imagina que não seria possível melhorar um prato de peixe, eis que é servido o peixe-galo com cogumelos salteados, alcachofras e sua emulsão com funchos no topo... um dos melhores pratos de peixe desta temporada 2018... realmente excelente!













Um toque oriental no menu: vieira, vegetais, caldo de vitelo (pho), alface do mar e caviar de limão... estes davam ao prato a necessária acidez com delicadeza e precisão








Para encerrar a parte salgada do menu, o porco alentejano desconstruído, com amêijoas e legumes avinagrados... e batatas fritas? Excelente!







A doçura do menu começou com a melhor pré-sobremesa que eu já comi: espuma de amêndoas, sorbet de mel e laranja numa cama de brownie de alfarroba... impossível descrever, somente posso dizer que é excelente, justifica uma segunda volta!






E, por fim, a sobremesa: citrinos do Algarve, de uma leveza sem igual:


Meu veredicto para o Vistas em 2018 é uma estrela no Guia Michelin... caso contrário será uma grande injustiça... espero acertar!! Veremos em novembro... até lá!

You Might Also Like

0 comments