La cuina de Can Simon

Sem expectativas... talvez isso possa melhor definir nossa passagem pelo Can Simon (http://www.lacuinadecansimon.es).
Chegamos cedo a Tossa de Mar, visitamos a cidadezinha e por volta do meio-dia não havia mais o que fazer. Decidimos procurar um lugar para almoçar. Me lembro bem que a falta de previsão era tanta que voltamos ao carro para consultar o livro vermelho.
Encontramos um tal de Can Simon... onde será que fica?? Procuramos, passamos pelo restaurante umas duas vezes, até encontrarmos o lugar... na mesma rua de diversos restaurantes para turistas, sim, aqueles com foto no cardápio. "Não é possível", foi o que pensamos, mas mesmo assim entramos.
Uma coleção de Guias Michelin nos esperava no interior do restaurante, assim como a mais simpática senhora da Espanha, mas, com uma má notícia: "estamos completos". Já estávamos dando meia volta, quando a senhora nos interrompeu: "voltem em duas horas, acho que teremos lugares!!".

Cartão de visitas do restaurante!! Que medo!!
Tudo bem, mais uma volta pela cidade, mais um descanso na praça onde senhores jogavam uma espécie de bocha, um simpático cachorro e o tempo não passava. Pensamos em desisitr... mas a senhora foi muito simpática e deveria estar nos aguardando.
A simpática Tossa de Mar e o mar mediterrâneo

Passados os sessenta minutos mais longos da viagem, voltamos ao Can Simon... a senhora nos esperava com o que ela chamou de ótima mesa. Realmente a mesa era muito boa, com uma boa vista para a torre e num local bem reservado. Bom sinal, que seria um anúncio do que viria.
Uma coisa que me chama a atenção nestes restaurantes são os "brindes" que os chefs oferecem, muitas vezes mais surpreendentes que os pratos do menu. No caso do Can Simon, uma espuma de bacalhau, simplesmente espetacular e outros dois agrados não menos deliciosos, sempre com a especialidade da casa, frutos do mar.
Para começar lulas, mas como prato principal resolvi ousar, pedi uma espécie de almôndega recheada com ovo. Sensacional!!! Voltaria ao restaurante só pela chance de pedir esse prato novamente. Finalizamos com ótimas sobremesas, a minha um tipo de twix... isso mesmo, aquele famoso chocolate!!
Continha do Can Simon
Aquilo que começou sem qualquer expectativa se apresentou como uma experiência gastronômica para se lembrar e não esquecer.
Saciados, seguimos para Figueres onde visitamos o Museu Dalí (http://www.salvador-dali.org/museus/figueres/en_index.html#Address), que, para mim, é o melhor museu do mundo, juntamente com a casa de Salvador Dali em Portlligat (http://www.salvador-dali.org/museus/portlligat/en_index.html).
Só para constar, o Can Simon possuía e ainda possui uma estrela no Guia Michelin!! Nada mais merecido!!

You Might Also Like

0 comments