Restaurante Acánthum

Sempre que entro num restaurante com atendimento mais informal - leia-se moderninho - eu tenho a sensação de que alguma coisa não vai andar bem. Na maioria das vezes essa impressão realmente se concretiza, desta vez, no Restaurante Acánthum, tive uma agradável surpresa.

O salão do restaurante
Mas a surpresa começa antes mesmo de chegar ao restaurante, porque Huelva não é, digamos, um destino turístico dos mais procurados, e, depois, porque sua localização não me pareceu ser num dos bairros mais distintos da cidade... insista, vá em frente, pois no mesmo momento em que você chegar à calçada do Acánthum, vai perceber que está no lugar certo! E vai ter certeza disso quando o jovem pessoal do salão iniciar o atendimento.

Rua do restaurante 
Dica para parar o carro: achei difícil chegar até a porta do restaurante

Reservas feitas, dois menus degustação... mas e a criança? Sem qualquer problema, e, nem aquele tradicional distanciamento que os "moderninhos" insistem em manter nas mesas com crianças... sugestões passadas, aceitas e a criança já tinha sua refeição a ser preparada. Ponto muito positivo! Espero que não tenha sido uma feliz coincidência...

O serviço começa com os tradicionais amuse-bouche...




Mas o melhor do dia estava por vir: a salada de batata com atum e espuma de maionese, SENSACIONAL!!! Nunca comi uma "maionese" tão saborosa na vida! Vale só pela salada, ou melhor, só pela espuma!



O próximo prato, seis versões da cebola, tinha, realmente, muito potencial, mas ficou a dever, mais talvez pela própria expectativa que o prato trazia consigo do que pela sua execução e composição que em nada decepcionaram, sem, contudo, o efeito UAU!



A cenoura que sonhava ser carne, esse prato realmente foi surpreendente, pois o nosso atendente assegurou que não havia proteína animal na "cenoura", mas o sabor era perfeito, a textura correta, a execução e a apresentação impecáveis! Um prato com assinatura sem qualquer dúvida!



Curiosamente, não tivemos um prato de peixe neste menu, mas nada que o comprometesse, pois a batata recheada com algas e emulsão de gemas não deixou a desejar... mas ficou aquela ponta de dúvida sobre o prato principal... será que o chefe é bom de carne?



E ele realmente é!! O cerdo ibérico com batatas e manteiga estava muito bem executado, mereceu fechar o menu sem perder os pontos... ainda que meu preferido fosse a entrada...



Não lembro de nossa sobremesa, porque aquela que foi sugerida para nossa filha realmente superou minhas expectativas! Seis, sim SEIS texturas para o chocolate! Nem preciso dizer qual foi a minha preferida!




A criatividade da cozinha se reflete no entusiasmo do pessoal de sala que apresenta os pratos com muito carisma e parece realmente gostar daquilo que executa. Sem se esquecer do excelente custo-benefício do restaurante.



Continuo com minha impressão que o Guia Michelin é muito mais rigoroso com restaurantes que não estão localizados na França o que poderia levar o Acánthum para outro patamar, ou os restaurantes para um andar abaixo, mas essa é só minha opinião. O Acánthum certamente merece sua estrela, que foi mantida no guia de 2018, e merece um desvio, e, porque não um breve retorno?

E vai mais uma para a conta.




You Might Also Like

0 comments